quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Osório - Rota dos Sonhos

Osório, centro de entrada para o litoral norte gaúcho. Milhares de turistas uruguaios, argentinos e gaúchos cruzam todos os anos por ela, pela BR 290 - Estrada General Osório - Free Way -, BR 101 e RS 389 - Estrada do Mar-.  É uma cidade promissora; localizada estratégicamente entre a capital – Porto Alegre e Torres - marco de saída do Estado. Possui uma excelente infraestrutura: pavimentação pública nas vias urbanas; rede de saneamento básico com esgoto tratado; Centro Cultural e Educacional em expansão, com a Faculdade Cenecista de Osório – FACOS; implantação da Escola Técnica e Parque de Energia Eólica mais moderno do mundo.  Cidade plana, limpa e segura. Oferece água de qualidade e um clima agradável; atraindo muitas pessoas que a escolhe para residir, embora permaneçam trabalhando na capital. Preserva muito bem o meio ambiente, harmonizando natureza e tecnologia num mesmo lugar, o que a transforma numa cidade ecológica, moderna e com excelente qualidade de vida. A Terra dos Bons Ventos também se destaca por seus atrativos turísticos: naturais e culturais.        
Ela está geograficamente bem situada ao pé da Serra Geral e entre águas doces e salgadas. É uma das poucas cidades brasileiras que reúne serra, lagoas e mar num mesmo lugar. Ladeada pelo Oceano Atlântico, o município dispõe de duas belas praias: Atlântida Sul e Mariápolis. Além de possuir um magnífico complexo de lagoas em seu entorno, avista-se a Serra, formada por morros cobertos pela exuberante Mata Atlântica. Cidade de natureza privilegiada reúne a beleza e a riqueza de seu ecossistema.
Além disso, é uma cidade de extrema importância histórica pelo desenvolvimento da navegação lacustre, que possibilitou a sua interligação com outros municípios trazendo prosperidade econômica para a região, bem como, o desenvolvimento político e cultural.
Osório localiza-se em região de extrema importância histórica, considerando-se os primeiros tempos de proteção e colonização das terras extremas do território. No final do século XVII, a faixa litorânea tornou-se conhecida pelos paulistas e lagunenses que vinham em busca de gado. Também era o modo de chegar ao ponto das invasões castelhanas. O caminho ficou conhecido como Estrada da Laguna.
Em 16 de dezembro de 1857, o município de Osório emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha, levando consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. O colonizador e o imigrante alemão ou italiano foram se instalando nas redondezas de Conceição do Arroio.
Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do Interventor Federal Flores da Cunha, como forma de homenagear Marechal Manoel Luiz Osório, patrono da Cavalaria Nacional, ali nascido.
Historicamente, no período de 1921 a 1960, a exploração das vias navegáveis de Osório a Torres, transformando-se em um meio de comunicação e transporte de Osório - Torres, foi importante para o desenvolvimento econômico, cultural e educacional, não só para o município de Osório como para todo o Litoral Norte.
Hoje, apresenta museu e um casario antigo, vestígio da influência açoriana na região. Com seus balneários, é passagem para quem se dirige às demais cidades do litoral gaúcho.

Fonte : http://www.osorio.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário