quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Glorinha - Rota dos Sonhos

História da cidade de Glorinha
Em 1834, o Município de Gravataí Região Metropolitana de Porto Alegre - dividia-se em três distritos: Costa de Sapucaia, Freguesia da Aldeia dos Anjos e Passo Grande, mais tarde também conhecido como Rua da Glória. Nas laterais dessa "rua" - em verdade, uma estradinha ainda com traço bastante primitivo, formava-se uma pequena vila, habitada por agricultores e pecuaristas, em sua maioria descendentes de colonos portugueses. Onde movimentava-se num centro composto por meia dezena de casas de comércio (açougue, armazém de secos e molhados, quitandas com frutas e verduras, etc.), um clube recreativo, uma escola e uma primeira Capela  construida pelos colonos, onde, aos fins de semana, assistiam às missa e celebravam festas religiosas.
Em 1906, essa capelinha original batizada como Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, com o Distrito de Passo Grande experimentando avanço importantes no seu desenvolvimento, pois por ali cruzava a estrada que era o  elo de acesso entre a Capital e o Litoral Norte, passagem obrigatória para os ousados "veranistas" que faziam sua longa viagem a caminho das praias.
A Rua da Glória também era rota tradicional de tropeiros, caixeiros-viajantes e carreteiros, que aproveitavam a sombra das  figueiras para o seu descanso e pernoite, criando uma aconchegante e movimentada pousada ao ar livre.

PASSO GRANDE - RUA DA GLÓRIA - VILA DA GLORINHA - NOSSA SENHORA DA GLORINHA

Por volta de 1910, a povoado começa a ser identificada como a Vila da Glorinha - o nome de sua Santa Padroeira e passa, de modo curioso, a representar, ao mesmo tempo, a denominação de vilarejo: Nossa Senhora da Glorinha
E  Glorinha logo depois transforma-se em Distrito, subordinado administrativamente às Prefeitura de Gravataí. Seu território abriga outras etnias, além dos pioneiros portugueses/arianos, dos contingentes de negros libertos da escravidão e dos descendentes de  missionados que por ali viviam: Alem dos  italianos.
 
Em 1936, a pioneira estrada de chão batido que cortava a Vila da Glorinha desde os tempos em que era chamada Passo Grande, inaugurada como a primeira via asfaltada do Estado - a RS-030.
A partir de 1960, com a diversificação gradual da economia brasileira, Glorinha passou a ser a mais importante bacia leiteira do Rio Grande do Sul, com o leite e seus derivados despontando e consolidando-se como principal fonte de riqueza do Distrito, ao lado da comercialização de produtos derivados do leite de cabra, engenhos de arroz, atafonas, atividade agrícola desde hortifrutigranjeiros - cultivados em estufa - às piscicultura e às pecuária de corte, somando-se a emergentes industrias  de laticíneosos e ao grande potencial natural da região para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico
 
TEMPOS DIF̓EIS PARA O DISTRITO DE GLORINHA
Toda esta pujança no entanto, pouco representava em retorno para o progresso do Distrito, distante de sua sede, em Gravataí.
E em 1972, com a construção da auto-estrada BR-290 (a primeira freeway do país, ligando Porto Alegre a litoral norte em sentidos expressos, os antigos viajantes da Rua da Glória e depois a estadual RS-030 - mudaram de trajeto e Glorinha ficou como que esquecida, sofrendo um impacto negativo em seu mercado de serviços e na comercialização dos produtos  gerados por centenas de pequenos trabalhadores rurais da região.
Este peródo recessivo ainda mais agravado pelo crescimento vertiginoso da região metropolitana, de Gravataí, e com o município de  Glorinha - tornando-se tipicamente rural  e desprezada em atendimentos de recursos..
Foi exatamente este impasse, estabelecido em plena primeira dêcada de 1980 entre a população e as inquietas lideranças do cada vez mais empobrecido Distrito de Glorinha, que provocou a centelha de um sonho de "independência", a busca ansiada da auto-determina, a construção do próprioo caminho e a decisição de um futuro mais digno.
A nascente palavra-de-ordem tinha um significado e peso mais do que absoluto: EMANCIPADO!
Esta conquista histórica  aconteceu em 4 de maio de 1988,
há exatos quinze anos. Pela Lei n° 8590, assinada pelo então governador Pedro Simon, nascia o Município  de Glorinha, hoje um dos mais prósperos  do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário